segunda-feira, 7 de setembro de 2009

Sondagens...

Acho alguma piada às sondagens.
Depois do descalabro das sondagens para o Parlamento Europeu, em que nenhuma das empresas de sondagens acertou nos resultados, havendo apenas uma que se aproximou do resultado final, este fim-de-semana fomos "bombardeados" com uma sondagem da Marktest para a TSF e Diário e Semanário Económico em que dava a vitória do António Costa para a CML.
Acho irrelevante, nesta altura, saber se o António Costa ganha ao Santana Lopes ou se este ganha ao actual Presidente, se o BE fica em terceiro ou o PCP fica à frente do BE, etc.
Tenho uma teoria em relação a sondagens fora do tempo, como é o caso desta.
Quando alguma coisa corre mal ao partido do Governo, seja ele qual for, lá aparece um ou mais órgãos de comunicação social a solicitarem sondagens a empresas conotadas com este ou aquele partido para amenizarem os estragos que eventualmente possam a estar a ser causados por um ou outro problemazinho na sociedade e que afecta o partido do Governo.
Se não me engano, a Marktest foi a empresa que deu sempre a vitória ao PS nas últimas eleições, nas várias sondagens que efectuou.
Agora, e no meio de uma tempestade para o partido do Governo vem com uma sondagem, parece-me que encomendada, a reforçar a posição do candidato do PS nas eleições autárquicas que apenas terão lugar daqui a mais de um mês.
Será que atrás deste pretenso resultado eleitoral para a CML, se pretenderá influir o povo português para a eleição que se segue daqui a vinte dias, que é para a Assembleia da República?
Dá que pensar!
Por isto, e pelo que referi em relação aos resultados das últimas eleições sou levado a concluir que virão aí muitas sondagens a la carte, para conseguir colocar no poder quem as administrações dessas empresas preferem.
Haverá sondagens para todos os gostos, mas uma coisa é garantida. O resultado eleitoral dos partidos advém da vontade do povo, de como o povo vota e não é com números de inquéritos feitos não se sabe como nem a quem, que haverá um partido a governar os destinos de Portugal nos próximos anos.
Por tudo isto sugiro que estejamos atentos e verificaremos que irão existir sondagens praticamente todos os dias sempre com os mesmos objectivos. Deitar abaixo uns partidos e colocar nos píncaros quem mais interessa às administrações dessas empresas.

Paulo «sopas» Amaral

Sem comentários:

Enviar um comentário