quarta-feira, 9 de setembro de 2009

Os números do desemprego em Portugal

O Instituto Nacional de Estatística (INE) divulgou que no 2º trimestre deste ano o número de desempregados atingiu os 507,7 mil.
No últimos 30 anos, este é o valor mais alto do desemprego em Portugal.
Para quem pretendia chegar ao fim da legislatura com mais 150 mil novos empregados, devo convir que não é uma notícia muito agradável.
Por isso é que ainda não ouvimos uma palavra do primeiro ministro ou do ministro do trabalho acerca deste assunto. Pudera, é uma notícia muito desagradável para o governo!
Mas outros dados devem ser levados em conta para este valor de mais de 507 mil desempregados. Existem muitos desempregados que estão colocados fora das estatísticas, por uma qualquer engenharia matemática, por estarem em formação ou a trabalharem a tempo parcial, estes mesmo querendo trabalhar mais tempo, já para não falar dos cerca de 200 mil desempregados "oficiais" que não recebem subsídio de desemprego.

Bem pode este governo afirmar que o número de desempregados se deve à crise financeira que o mundo atravessa desde meados de 2008, que esses mesmos números o desmentem.
Desde 2005 que o número de postos de emprego tem vindo a manter um quebra trimestre a trimestre com excepção do período compreendido entre o 2º e o 3º trimestre de 2006, tendo neste momento o desemprego os valores que já referi.
Bem prega Frei Tomás...
Bem pode este governo vir dizer, com falinhas mansas, que fez um esforço tremendo para combater o desemprego, que os portugueses não acreditam. E os números o desmentem.
Paulo «sopas» Amaral








Sem comentários:

Enviar um comentário