quarta-feira, 30 de setembro de 2009

O resultado das eleições legislativas II (PSD)

O PSD de Manuela Ferreira Leite (MFL) obteve um resultado praticamente idêntico ao que Santana Lopes obteve em 2005.
Só que Santana Lopes foi a eleições numa conjuntura muito mais desfavorável para si e para o PSD do que a que existia antes destas eleições. Santana Lopes tinha acabado de ser demitido do cargo de primeiro-ministro que exerceu após a fuga de Durão Barroso para o el dorado de Bruxelas que como diz a sabedoria popular, a Santana Lopes o governo, caiu-lhe nos braços sem saber ler nem escrever. A acrescentar a isto Santana Lopes teve que se haver com um artigo de opinião demolidor de Cavaco Silva que destruiria qualquer líder do PSD. Ainda assim, Santana Lopes obteve cerca de 28% dos votos.
Nestas eleições, e como atrás disse numa conjuntura muito favorável o PSD obteve 29% de votação. E o que se ouve da líder do PSD. Esperemos pelos resultados das autárquicas!
O PSD, perdeu estas eleições. Não aproveitou o élan da vitória nas eleições europeias, também não soube tirar partido, eleitoralmente claro está, da crise em que o PS mergulhou o País ainda antes da crise internacional, nem retirou vantagem do profundo descontentamento que reinava em Portugal. Por tudo isto penso que o PSD teve uma pesada derrota eleitoral.
Não tanto pelos valores pois até aumentou o número de deputados, mas pelo que não soube aproveitar da conjuntura que se vivia no país.
MFL não saiu da liderança do PSD, mas posso concluir deste resultado, e também pelo do CDS-PP, que os militantes e simpatizantes do PSD já a demitiram.

Paulo «sopas» Amaral

Sem comentários:

Enviar um comentário