terça-feira, 8 de setembro de 2009

O preço dos combustíveis nas auto-estradas

Quem passa nas auto-estradas (AE's), por necessidade ou por andar a passear, que é o meu caso, já reparou que os preços dos combustíveis são mais caros.
No passado domingo, dia 6 de Setembro, fui passear com a minha família e utilizei a A8. Antes de entrar na auto-estrada existe uma bomba de gasolina que se não estou enganado é da Repsol, onde o preço da gasolina 95 octanas era, digo era porque hoje já pode ser mais caro, era de 1,314 por litro.
Após ter entrado na A8 e passados cerca de 20 Kms. numa bomba da mesma empresa petrolífera, parei para atestar o depósito e constatei que o preço do litro da gasolina 95 era de 1,349, ou seja, mais caro três cêntimos e meio que na bomba localizada 20 kms. atrás.
Claro que poderia ter atestado na bomba localizada ao fim da Calçada de Carriche, mas não o fiz, e o que me sugere dizer é que se já pago tantos impostos, já pago tanto de portagens, apenas como exemplo posso referir que ir e vir à Nazaré paguei doze euros e trinta cêntimos onde nos 127 kms. de distância de Lisboa à Nazaré percorro mais ou menos 90 de AE e desses cerca de 60 estão em obras, porque é que também tenho que pagar os combustíveis mais caros.
E após as gasolineiras começarem a cumprir a lei da afixação de preços dos combustíveis para os utilizadores puderem fazer comparações, o que se constata é que os preços são EXACTAMENTE iguais em todas as empresas petrolíferas nos postos das auto-estradas.
E a Autoridade da Concorrência diz que não existe cartelização!

Paulo «sopas» Amaral

Sem comentários:

Enviar um comentário