quarta-feira, 5 de agosto de 2009

Passámos...

Reflexão: o Sporting Clube de Portugal (SCP), é superior individual e colectivamente à equipa do Twente.
Embora não o tenha demonstrado nesta pré-eliminatória, o que não consigo perceber, o SCP é de facto melhor equipa que os holandeses.
Ao iniciar o jogo a perder, os holandeses marcaram o golo aos dois minutos num lance que não isenta de culpas a defesa do SCP, fez com que voltasse o nervoso miudinho do jogo de Alvalade em que a equipa do Sporting não se encontrou durante os primeiros 20 minutos.
Paulo Bento ao preferir colocar Djaló no meio-campo em vez de Vukcevic, deu de avanço ao treinador da equipa do Twente, pois Yannick Djaló não tem a qualidade do montenegrino a jogar no meio-campo, o que fez com que na primeira parte aquele sector do SCP não funcionasse.
Na segunda parte e com a entrada do Pereirinha, o Sporting pressionou mais, jogou mais mas sem produtividade alguma, pois ocasiões de golo só aconteceram com a entrada do Caicedo, que raio de apelido, que veio dar mais músculo e velocidade ao ataque do Sporting.
Quanto ao Twente fez o jogo que mais lhe agradava, pois ao entrar em jogo a ganhar limitou-se a jogar com os onze jogadores atrás da linha da bola, partindo depois para rápidos contra-ataques que sempre criaram perigo para a baliza do Sporting. Mas verdade seja dita, os lances de ataque da equipa holandesa na 2ª parte foram apenas 3, que poderiam dar golo é certo.
Para terminar quero referir a prestação dos comentadores da TVI, estação que transmitiu o jogo.
Para estas sumidades do futebol, os adjectivos empregues para a equipa holandesa foram de «excelente equipa», «superior», «sem mácula», «jogador acima da média», «boa táctica e técnica», etc.
Para a equipa do Sporting a adjectivação foi a oposta: «sem brilho», «deveria ter visto cartão amarelo», e até num lance em que o árbitro marca falta e os jogadores do Sporting marcaram o livre sem o juíz apitar o comentador afirma peremptório «bem anulada a marcação da falta sem autorização!»...
Irei estar atento a futuros jogos transmitidos pela TVI para saber se o critério dos comentários serão todos iguais para equipas diferentes.
Inclusivamente, enfatizaram tanto o facto do golo do apuramento ter sido autogolo que até pensei que nas regras do futebol esse tipo de lance não valia!
Resumindo, penso que a equipa do Sporting Clube de Portugal pelo Esforço, Dedicação, Devoção e Glória que demonstrou em campo nos dois jogos com o Twente, mereceu passar à poule de apuramento para a fase de grupos da Liga dos Campeões.
Agora, só espero que o Sporting tenha um pouco de sorte no sorteio de 6ª feira, sorte que não tem tido aquando dos sorteios, e calhe em sorte uma equipa mais acessível.

Paulo «sopas» Amaral

Sem comentários:

Enviar um comentário