A Autoridade da Concorrência emitiu um relatório em que diz que não se passa nada no mercado dos combustíveis em Portugal e que nada se pode fazer para estagnar os aumentos sucessivos dos combustíveis.
Segundo dados divulgados pela Direcção Geral de Energia do Ministério da Economia tanto a gasolina 95 como o gasóleo tem preços superiores aos preços médios praticados na UE a 15, variação que vai desde os 0,3% aos 9,3% para a gasolina 95 no período de Janeiro de 2008 a Fevereiro de 2009, e para o gasóleo essa variação foi de 0,1% até 8,2%. Importa referir que estes valores foram considerados no custo dos combustíveis sem impostos, ou seja, no valor que as empresas arrecadaram na totalidade. Isto demonstra que a GALP arrecadou muitos milhões de euros de lucro.
Podia-se aventar a hipótese de que estes valores fossem devido ao elevado valor dos impostos. Ora, e segundo a mesma Direcção Geral, o valor dos impostos para os combustíveis em Portugal e no caso do gasóleo, esse valor representa 50,9% do preço final de venda ao público, enquanto na média dos países da UE a 15 o valor dos impostos sobre o mesmo combustível é de 53,3%.
Quanto à gasolina 95 o valor do imposto no preço final de venda em Portugal representa 67,5% enquanto a média na UE a 15 é de 67,3%, portanto um valor muito próximo da EU.
Então porque é que continuamos a pagar os combustíveis acima da média dos países da UE a 15?
A causa dessa situação é que os preços sem impostos, ou seja, os que revertem na sua totalidade para as empresas, são fixados por estas, são em Portugal superiores aos preços médios praticados na UE a 15.
Segundo dados divulgados pela GALP e pela Direcção Geral de Energia, entre o 1º trimestre de 2008 e o 1º trimestre de 2009, o preço do barril de petróleo baixou no mercado internacional 47,1% mas, em Portugal, o preço da gasolina 95 sem impostos baixou apenas 38,4% e o preço do gasóleo diminuiu somente 30,4%.
Ainda segundo a Autoridade da Concorrência no referido relatório, o preço médio antes de imposto do gasóleo leva 3 semanas a ajustar-se à subida do preço do petróleo, mas leva o dobro, ou seja 6 semanas, a ajustar-se à descida do mesmo preço. Quanto à União Europeia a 15, esses valores são metade dos que são praticados em Portugal (3 semanas). Quanto à gasolina 95 o período de ajustamento é de 4 semanas enquanto na média da UE a 15 é de 3 semanas para as subidas e de 2 semanas para as descidas.
Outra questão que salta aos olhos de todos é que o preço do barril de crude neste momento está a valores idênticos aos praticados no 2º trimestre de 2006 e o preço dos combustíveis são bastante mais elevados.
Para se ter uma ideia, de 2005 a 2008 os lucros da GALP atingiram quase 2,5 mil milhões de euros!
A acumulação desenfreada de milhões de euros para depois serem divididos por uma meia dúzia de nababos sem que a maioria dos Portugueses beneficiem desses lucros, estamos a falar de uma empresa pública que deveria fornecer um serviço público e em que o Estado ainda tem uma palavra a dizer, a isto o governo diz nada.
Assim como quanto à educação e à saúde, aqui também deveria ser cumprida a Constituição da República e colocar ao serviço e em benefício dos Portugueses este bem que deveria ser público!
Paulo «sopas» Amaral
Segundo dados divulgados pela GALP e pela Direcção Geral de Energia, entre o 1º trimestre de 2008 e o 1º trimestre de 2009, o preço do barril de petróleo baixou no mercado internacional 47,1% mas, em Portugal, o preço da gasolina 95 sem impostos baixou apenas 38,4% e o preço do gasóleo diminuiu somente 30,4%.
Ainda segundo a Autoridade da Concorrência no referido relatório, o preço médio antes de imposto do gasóleo leva 3 semanas a ajustar-se à subida do preço do petróleo, mas leva o dobro, ou seja 6 semanas, a ajustar-se à descida do mesmo preço. Quanto à União Europeia a 15, esses valores são metade dos que são praticados em Portugal (3 semanas). Quanto à gasolina 95 o período de ajustamento é de 4 semanas enquanto na média da UE a 15 é de 3 semanas para as subidas e de 2 semanas para as descidas.
Outra questão que salta aos olhos de todos é que o preço do barril de crude neste momento está a valores idênticos aos praticados no 2º trimestre de 2006 e o preço dos combustíveis são bastante mais elevados.
Para se ter uma ideia, de 2005 a 2008 os lucros da GALP atingiram quase 2,5 mil milhões de euros!
A acumulação desenfreada de milhões de euros para depois serem divididos por uma meia dúzia de nababos sem que a maioria dos Portugueses beneficiem desses lucros, estamos a falar de uma empresa pública que deveria fornecer um serviço público e em que o Estado ainda tem uma palavra a dizer, a isto o governo diz nada.
Assim como quanto à educação e à saúde, aqui também deveria ser cumprida a Constituição da República e colocar ao serviço e em benefício dos Portugueses este bem que deveria ser público!
Paulo «sopas» Amaral
Peço desculpe discordar ligeiramente. Não devemos ver as coisas "Como enriquecer com os gastos dos outros", mas sim "Como enriquecer empobrecendo os outros". De facto, continuamos a ter os combustiveis mais caros da Europa e em contrapartida, para "facilitar" as coisas continuamos a ter a maioria dos salários mais baixos da Europa como também temos os maiores salários da Europa, mas só para alguns "iluminados". Vejam-se bem todos estes contracensos. E o povo vai aguentando tudo. Nesta coisa dos combustiveis, a "estrela" da companhia, a AC, diz que está tudo bem porque os senhores nem sabem quanto custa um litro do dito combustivel uma vez que devem ter "bombas", quer dizer carros dos bons e caros, de serviço pagas por nós todos. A chatice é nossa que somos obrigados a dar voltas para encontrar a "coisa" menos cara. Se houvesse um bocado de vergonha as coisas estariam bem diferentes. Mas também se o povo pensasse melhor também podia dar a volta a isto. Era só parar uns dias e, se calhar, esquecer-se de ir votar. Quem sabe se não era uma boa medida?
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