quarta-feira, 11 de novembro de 2009

O envelhecimento em Portugal

O Instituto de Política Familiar do Parlamento Europeu apresentou um relatório segundo o qual Portugal é o País da União Europeia em que a população está a envelhecer mais depressa.
O mesmo estudo refere que as pessoas com mais de 65 anos passaram de 11,2 por cento em 1980 para 17,4 por cento em 2008.
No mesmo estudo, Portugal aparece como o País que oferece menos assistência às famílias.
Pergunto: O que se esperaria de um País onde a carga fiscal é cega para as famílias com mais de um filho, onde não existe nenhum benefício fiscal a nível do IRS para as famílias numerosas, etc.
E o que dizer do número de anos que um trabalhador tem que fazer para chegar à reforma? Quando lá chegado, esse homem ou mulher já não têm condições suficientes para viver uma boa vida e desfrutar da reforma. Estão é prontos, e perdoem-me a expressão, para morrer!
Quanto aos nababos que nos governam de há mais de trinta anos para cá, a esses nada lhes acontece. A não ser que todos nós entremos na reforma e deixemos de descontar para esses especialistas em esmiuçar os trabalhadores!
Aí, poderá ser que eles, os mui nobres legisladores, façam leis para aumentar ainda mais a idade de reforma, para que nunca lhes acabe a "mama"!
E ainda se fazem notícias destas.

Paulo «sopas» Amaral

Sem comentários:

Enviar um comentário