quarta-feira, 11 de novembro de 2009

Coerência ou teimosia?

Em conversa tida com uma pessoa muito minha amiga, e eu dela, acabámos a discutir a coerência e a teimosia.
A divergência entre ambos consistia em que ela dizia que a minha coerência se transformava em teimosia e que esse facto fazia com que eu obrigava todos com quem discutia qualquer assunto a corroborarem da minha opinião. Do estilo "ou és por mim ou estás contra mim".
Ora, conhecendo-me como me conheço acho esta crítica injusta e espúria.
Segundo o dicionário, coerência é a qualidade de quem defende sempre os mesmos valores, as mesmas soluções para os mesmos problemas. Uma pessoa coerente é quem tem uma similitude entre o que se diz e o que se faz. Ser coerente é ser lógico, congruente, é ter método.
No mesmo dicionário, uma pessoa teimosa é uma pessoa inflexível, é um indivíduo que teima persistentemente, sem qualquer método ou congruência.
Estou muito mais moldado no primeiro conceito do que neste último.
Sendo assim, disse a essa minha amiga que estava completamente enganada e que ao considerar-me uma pessoa coerente, defendo valores e princípios que penso serem os correctos, de forma apodíctica.
Se defeito não me pode ser aplicado é o de ser uma pessoa obstinada!

Paulo «sopas» Amaral

Sem comentários:

Enviar um comentário