quinta-feira, 1 de outubro de 2009

O resultado das eleições legislativas V (CDU)

Facto: Sou simpatizante do PCP.
A CDU passou a ser a 5ª força política no panorama nacional.
Se considerarmos isto um campeonato, é susceptível que esta queda possa ser relacionada com uma derrota.
No entanto o que sucedeu foi que a CDU aumentou a percentagem, aumentou o número de votos e até aumentou os deputados, de 14 para 15.
Ora, o que aconteceu com as outras forças políticas, às quais já me referi, foi que aumentaram o seu score eleitoral à excepção do PS, mas esse aumento não se deu à conta da CDU.
Não se pode fazer extrapolações negativas do resultado da CDU pois o que sucedeu nestas legislativas foi que a CDU consolida e amplia, em votos e em mandatos, o bom resultado alcançado nas eleições anteriores. Quanto a isto nada mais há a acrescentar.
Mas o que acho que os responsáveis do PCP e do PEV podem e devem fazer é explicar aos seus militantes e amigos como é que se perde o élan das eleições europeias onde a CDU obteve um excelente resultado.
As eleições europeias são tradicionalmente as piores eleições para o PCP. Devido à sua temática e até devido à história do PCP no que diz respeito à europa, as eleições para o Parlamento Europeu são sempre consideradas umas eleições atípicas onde o partido não costumava obter bons resultados.
Quanto às legislativas, são umas eleições onde a CDU tem vindo a consolidar o seu eleitorado e ainda a ganhar eleitores descontentes com as políticas praticadas e outros que se abstinham nas eleições anteriores. Tudo isto tem acontecido.
Só que este ano as condições alteraram-se. Muito bom resultado nas europeias e um resultado menos bom nas legislativas. Paradoxo? Talvez. Mas a exigir um estudo aprofundado acerca dos resultados destas eleições, e até ser considerado como um case study.
Quanto ao resultado em si, de ressalvar o facto de a CDU ter ficado a apenas 0,97% o que dá 1953 votos apenas, que seriam necessários para ganhar um deputado em Faro.
O que posso concluir, é que a CDU podia ter ganho votos que supostamente viriam da abstenção, mas o que aconteceu é que até esta aumentou a percentagem em relação às legislativas anteriores.
Portanto, houve vários factores que fizeram com que o resultado da CDU não fosse tão bom quanto todos gostaríamos, mas posso afirmar que ficando um pouco triste na noite eleitoral por considerar que os portugueses têm a memória fraca e por vezes gostam de ser maltratados, agora depois de ter pensado acerca dos resultados e de ter lido vários estudos concluo que, A CDU AVANÇA COM TODA A CONFIANÇA.

Paulo «sopas» Amaral

Sem comentários:

Enviar um comentário