sexta-feira, 16 de outubro de 2009

Aumento da electricidade

A ERSE, Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos, emitiu um comunicado em que afirma que o custo das tarifas eléctricas irão subir 2,9% para todos os consumidores em 2010.
Bom, nada de novo pois assim que começa um novo ano os Portugueses já estão habituados a novos preços, principalmente nos bens essenciais.
No referido comunicado a ERSE diz que este aumento tem a ver com a redução no consumo em 2009 e que esta quebra implicou, vejam só o pormenor do comunicado escrito pelos responsáveis da ERSE que auferem alguns milhares de euros por ano, passo a citar "a descida dos proveitos previstos para todo o sector eléctrico em 2010, que passam de 5400 milhões de euros (2009) para 5189 milhões de euros, menos 3,9%".
O pormenor é que os proveitos ainda se mantém acima dos 5 milhões de euros, e por isso é necessário um aumento de 2,9% para reestabelecer os valores dos proveitos para serem distribuídos por uns quantos nababos.
Dizem ainda os elementos da ERSE que para um consumidor particular que pague em média 39 euros mensais na electricidade o impacto do aumento proposto é de apenas 1,07 €, ou seja, como dizem os "iluminados" da ERSE é um aumento de "pouco mais de um euro". Neste grupo, convém referir estão incluídos mais de cinco milhões de consumidores particulares.
Ora, podem os responsáveis da ERSE dizer que os custos de produção aumentaram, que existiu uma quebra no consumo, etc., mas uma coisa eles não podem esquecer, é que mesmo com todos estes impedimentos ao aumento dos lucros e dos proveitos, de um ano para o outro esses proveitos não deixarão de ser superiores a CINCO MILHÕES DE EUROS.
E o Zé Povinho que pague.

Paulo «sopas» Amaral

Sem comentários:

Enviar um comentário