sexta-feira, 16 de outubro de 2009

Pobreza em portugal

José Sócrates (JS) desfaz-se em reuniões, pseudo convites e muito diálogo para arranjar quem queira fazer parte de um governo por si presidido.
A única condição que JS propõe é que para haver coligação, essa coligação terá que partir do principio de que o programa para executar nesta legislatura é o do PS. Para quem defende o diálogo pode-se dizer que nada melhor do que uma condição sine-qua-non como esta para que esse mesmo diálogo possa existir e que dê frutos.
A somar a isto temos que JS afirmou na noite em que venceu as legislativas que o rumo para os próximos quatro anos seria o mesmo dos anteriores. Ou seja, as mesmas políticas prejudicando os trabalhadores portugueses de forma a que nunca se tenha visto manifestações e reivindicações de parte de camadas da sociedade portuguesa como as que aconteceram nos dois últimos anos.
Dos professores aos enfermeiros, dos militares aos agentes da segurança, passando pelo aumento do número de desempregados originado pelo fecho e pela falência, muitas delas fraudulentas de inúmeras fábricas e empresas, etc.
Ora sabendo nós com o que podemos contar do próximo governo chefiado por JS, ficámos a saber hoje que o número de pobres em Portugal aumentou para 18%. DEZOITO POR CENTO.
Apenas no primeiro semestre deste ano foram 1836 as pessoas que recorreram pela primeira vez ao apoio social da AMI, ou seja, mais 24 por cento do que no mesmo período no ano anterior, segundo dados da AMI.
Ainda segundo a AMI o serviço que registou mais procura entre as mais de cinco mil pessoas que, nos primeiros seis meses de 2009, pediram ajuda, foi o da distribuição de géneros alimentares, roupa e medicamentos.
Temos aqui a negação do ser humano.
Dos requisitos necessários para que possamos viver com dignidade é possuir meios de subsistência que sejam suficientes para comer, vestir e conseguirmos aceder à saúde.
Nada disto está a contecer.
No consulado de JS, a pobreza aumentou em Portugal, este é um facto indesmentível.
Posso concluir que se JS diz que as políticas irão ser as mesmas, que se o rumo que ele traçou para esta legislatura é o mesmo que cumpriu nos últimos 4 anos e meio, então em 2013, o número de pobres em Portugal estará perto dos 30%.

Paulo «sopas» Amaral

Sem comentários:

Enviar um comentário