quinta-feira, 28 de janeiro de 2016

Outra vez!

Aí estão de novo as opiniões/sugestões dos técnicos da troika.
Aqueles que, em variadíssimas previsões, não acertaram uma...
Todos devem estar lembrados das críticas de reputados economistas mundiais, entre eles alguns do FMI, afirmando que as medidas impostas aos países sob ajuda financeira tinham sido mal medidas, muitas delas não tendo em conta a verdadeira realidade económica e social de cada um deles originando mais desigualdade depois de tanta austeridade em cima de quem trabalha.
Mas, não contentes com o que fizeram ao Povo Português e, perante medidas apresentadas que tentam devolver alguns dos roubos que nos últimos quatro anos os trabalhadores portugueses foram vítimas, eles aí estão a discorrer larga e profusamente as convicções que antes nos conduziram à atual situação. Inclusivamente, segundo a comunicação social, os mesmos técnicos sugerem o aumento das medidas de austeridade que ainda vigoram...
Ora, o que deve acontecer no meu ponto de vista é que as instituições europeias ao afirmar este tipo de coisas, devem alicerçar os números que propõe com factos e, mais apropriadamente, com a realidade.
Porque o que ainda acontece ao fim de tantos anos de crise económica e financeira é que a economia não arranca de forma sustentada e as finanças continuam atoladas em fundos especulativos e ativos tóxicos, em que a autonomização dos fluxos financeiros, onde se transforma dinheiro em mais dinheiro, com o desenvolvimento de processos especulativos sem passar pela atividade produtiva  tem sido a principal resposta do sistema capitalista para a crise estrutural.
Mas ao não conseguir obter as taxas médias de lucro que esperava o sistema, levou a que se transferisse as mais valias geradas para a esfera da especulação financeira em detrimento do investimento produtivo.
Mais.
Ao fim destes anos de crise, o que aconteceu foi a fabulosa concentração de riqueza e enormíssimas desigualdades e injustiças sociais.
Ou seja, após cada crise que o sistema capitalista gera, os pobres ficam mais pobres e os ricos ficam mais ricos!

Paulo «sopas» Amaral

Sem comentários:

Enviar um comentário