sexta-feira, 29 de janeiro de 2016

Outra vez - parte II

Em continuação do meu anterior texto, de notar que entidades estrangeiras chegam à conclusão de que nada do que foi escrito é inventado ou ficcionado.
Uma instituição inglesa, a Oxfam, (wikipedia.org/wiki/Oxfam), citando o Credit Suisse afirma que a riqueza dos 1% mais ricos é superior aos restantes 99% da população mundial...
Mas ainda existe mais.
Em 2015, ainda segundo a Oxfam, existiam 62 indivíduos possuem a mesma riqueza que 3,6 mil milhões de pessoas.
O mesmo estudo da Oxfam indica que desde 2010 a riqueza destes 62 indivíduos aumentou 44% enquanto que para os outro 3,6 mil milhões mais pobres houve uma quebra de 41%...
Para quem, como os nossos governantes, afirmaram de forma clara e convincente que os sacrifícios seriam distribuídos de forma igual para todos, temos aqui o que desmente de forma apodictica esse dogma.
O que também sabemos, todos mas ainda há quem queira olvidar essa realidade, é que os grandes bancos pagam uma "ninharia" de impostos perante os colossais lucros que obtêm.
O que é de ter em conta é que se voltar a acontecer em 2016 o mesmo que aconteceu em 2007/2008, uma crise financeira e económica, isso irá agravar todas as contradições do sistema que nos (des)governa.
Uma nova vaga de austeridade virá aí. E, como em todas as situações idênticas, isso virar-se-á contra os trabalhadores e o povo.
E,como em todas as outras situações, será uma "mina" para os mais ricos do planeta.
Este tipo de situações nada tem a ver com a Democracia!

Paulo «sopas» Amaral

Sem comentários:

Enviar um comentário