sexta-feira, 27 de fevereiro de 2015

Portugal está diferente!

Esta frase tem sido muitas vezes divulgada na comunicação social.
O seu autor, António Costa, disse-a num evento onde estavam investidores chineses, e o que ele disse deve ser, penso, o que de facto a criatura acha que Portugal está: diferente! Diferença que só se nota quando os que querem continuar a "vender" o País apenas mudarem o nome e a sigla...
Mas o que o Costa não disse foi se Portugal está diferente para melhor ou para pior. E não o disse porque se fosse sincero teria que corroborar o que o Coelho e o Portas têm andado a dizer aos sete ventos pelo país fora. Dizem eles que o país está melhor. E o Costa esqueceu-se, ou talvez não pois são todos "farinha do mesmo saco", que o que o uns podem e devem dizer, outros não o podem afirmar.
Bom, mas a essência da frase passa por saber onde é que estamos melhor.
Segundo dados oficiais, da faculdade de economia do Porto, Portugal neste momento tem mais licenciados a ganhar o ordenado mínimo. Em contraponto, os menos qualificados deixaram de trabalhar, e por conseguinte deixaram de receber o mesmo salário.
Que País se pode afirmar de diferente, deduzo que quando foi dito foi para considerar que a diferença era qualitativa, quando temos um número assinalável de licenciados a auferir os "diferentes" 505 euros correspondentes ao SMN.
Mais, como se pode considerar que o País está diferente quando não existe nada que confirme que às ligeiras, décimas, descidas do número de desempregados corresponda um valor equivalente à criação de postos de trabalho?
O que não está diferente é o facto de que tanto o Costa, como o Coelho e o Portas são iguais...

ACORDAI POVO, ACORDAI!

Paulo «sopas» Amaral

Sem comentários:

Enviar um comentário