sexta-feira, 27 de novembro de 2015

A privatização da TAP

A TAP foi vendida a um consórcio de nababos por 10 milhões de euros, segundo o que se sabe. Este valor representa cerca de 10% do valor de um dos 71 aviões que a TAP possui.
Ainda há quem considere este um bom negócio.
Não. Não é um bom negócio, não só pelo ridículo do valor que foi feito, mas também pelo facto de o governo não ter legitimidade, pois encontrava-se em gestão depois de ter caído, para tomar qualquer medida de âmbito legislativo ou administrativo. Além de que considero, não só eu como é claro pelas opiniões difundidas na comunicação social, que privatizar uma empresa como a TAP é um erro.
Além de que mais uma vez o anterior governo fez um negócio " da China", pois em caso de incumprimento por parte do consórcio comprador, o Estado obriga-se a recomprar a empresa através da Parpública, não caindo o ónus de qualquer incumprimento nem nos bancos nem no senhor Pedrosa ou Neeleman, os nababos que compraram a TAP.
Este é aquele tipo de negócio que deixa qualquer um com a " pulga atrás da orelha", quanto mais não seja pelo facto de ter sido feito à pressa e à noite depois do governo ter caído.

E foi constrangedor ouvir o anterior PM dizer que a TAP tinha que ser privatizada porque o Estado não sabe gerir a empresa. Ora se o Estado não sabia gerir a TAP, o PM só tinha uma coisa a fazer que era demitir a administração do sr. Pinto e de seguida demitir-se ele, porque é assim que faz quem se sente incompetente para ferir a coisa pública.

ACORDAI, POVO, ACORDAI!

Paulo «sopas» Amaral

Sem comentários:

Enviar um comentário