quinta-feira, 10 de dezembro de 2009

Três notícias

Duas notícias marcaram o dia de ontem e uma acordou-me esta manhã.
As de ontem têm a ver com os insultos na comissão parlamentar de saúde entre dois deputados, do PS e do PSD, e a de que 93% dos portugueses consideram que a corrupção é um grande problema do País.
Começo por esta. Pensava, inicialmente, que todos os portugueses considerassem a corrupção o maior dos males do nosso País. Ingenuidade. Os sete por cento que não consideram a corrupção um grave problema de Portugal são os corruptos e os seus acólitos que resguardando-se por baixo do seu chapéu de chuva beneficiam em larga escala dessa corrupção.
Mais a sério. Este valor não me surpreende pois depois de todos os escândalos a envolverem gradas figuras da nossa classe política e empresarial, e no final ninguém ser considerado culpado, deixa qualquer pessoa de bem preocupada.
Estranho que depois de tanto alarido no início de todos os processos mediáticos, no fim ninguém fique com o ónus desses processos, havendo até quem depois peça chorudas indemnizações ao Estado, este já lesado, para pagar supostas violações da sua privacidade, e prejuízos morais (?) e patrimoniais.
Como alguém já disse, é a justiça que (não) temos.
A segunda notícia que ontem foi amplamente difundida pela comunicação social, trata de mais um coro de ofensas entre deputados nas instalações da Assembleia da República.
Poder-se-á pensar que, enfim, já não é a primeira vez, que os deputados estavam cansados de tanto trabalho parlamentar, enfim podia arranjar-se uma panóplia de desculpas para justificar mais esta falta de respeito pelos Portugueses de quem tem a obrigação de os representar. Mas não!
Penso mesmo que esta situação demonstra de forma paradigmática a qualidade de alguns políticos. Fraca!
Este tipo de políticos, que não olham a ideologias e olvidam a coerência intelectual para se manterem em órgãos de poder saltitando de ministério em ministério, de partido em partido com o único objectivo de se "encherem" esquecendo quem neles votou, são os políticos que têm vindo a deteriorar a nossa democracia ao longo destes anos.
A última notícia que quero referir, a mais recente, tem a ver com a ida de Obama a Oslo para receber o seu Nobel da Paz.
Provavelmente, o avião que o levará a Oslo é o avião onde irão alguns dos soldados americanos para o Afeganistão fazendo escala em Oslo. Ou seja, no mesmo meio de transporte teríamos o galardoado com o Nobel da Paz, soldados que vão para um país para fazer a guerra e o mandante desses soldados para a guerra que, por acaso, é o homem que vai receber o Nobel para quem deveria fomentar a PAZ.
Este mundo está virado do avesso.
Quem aumenta o orçamento militar dos EUA, onde apenas 2% desse orçamento daria para erradicar a fome existente em África, é considerado um paladino da Paz, dá que pensar. Quem sistematicamente tem enviado e mantido tropas em países como o Iraque e o Afeganistão, quem tem ameaçado de forma apodíctica países como o Irão e a Coreia do Norte, irá, hoje, receber o Prémio Nobel da Paz.
Que estranho mundo este!

Paulo «sopas» Amaral

Sem comentários:

Enviar um comentário