Pois não!
A cidade de Lisboa deixou de ser dos e para os Lisboetas.
O turismo em massa que está a acontecer na cidade é extremamente negativo para todos aqueles que escolheram viver e trabalhar na cidade.
Não sou contra o turismo.
Sou contra ESTE turismo.
Tudo o que era edifício de habitação é reconvertido em hotel, hostel ou alojamento local.
Tudo é reconvertido em favor do turismo e para os turistas.
Nada se aprendeu com o que aconteceu quando a COVID-19 nos invadiu...
Quem mora em Lisboa, principalmente no centro de Lisboa, sofre na pele o aumento do custo de vida, exponencial, que está a ocorrer até nas lojas ocupadas por cidadãos da Ásia, levando a que sejamos todos considerados turistas.
São trotinetes e bicicletas a circular nos passeios, onde deviam circular apenas os peões.
Ele é os tuck-tucks estacionados em todo o lado, nas passadeiras para peões, em cima dos passeios e na via pública, além de circularem a 10 à hora e até pararem na via pública para que os turistas possam ver e fotografar uma cidade desorganizada, com lixo fora dos contentores porque estes estão cheios, obras e mais obras, ruas sujas com cócó dos cães...
Aqueles que vêm visitar os bairros históricos, deparam-se com franceses, ingleses, espanhóis, alemães, chineses, japoneses, italianos, brasileiros, etc., etc., etc.
Aquilo que era um cartão de visita no centro de Lisboa, nos Bairros Históricos, os Homens e Mulheres autóctones, deixou de existir.
Minha pobre Cidade de Lisboa!
Meu pobre Bairro de Alfama!
O que vos fizeram.
Sem comentários:
Enviar um comentário