segunda-feira, 20 de novembro de 2017

Lisboa Menina e Moça

Fez ontem 3 anos que Carlos do Carmo recebeu o maior e mais prestigiado prémio da indústria discográfica: o Grammy.
Lembrei-me de um dos maiores sucessos do fadista, que dá nome a este blogue.
Mas também ao recordar a letra desse fado, dei comigo a pensar que nada daquilo que está contido naquele verso, neste momento é verdade.
Uma parte do verso diz, "Em Alfama descanso o olhar...", pressupondo que esse descanso teria a ver com as gentes e as características inerentes a um bairro típico.
"Da luz que meus olhos veem, tão pura...", o verbo deveria ser substituída por viram, pois a pureza da nossa cidade deixou de existir. Essa pureza que o fado de Carlos do Carmo fala, passou a ser os tróleis de viagem a calcorrearem as pedras das ruas dos bairros, deixou de se falar a língua de Camões para invariavelmente sermos obrigados, repito, obrigados a ter que falar inglês ou francês pois os que para cá vêm não se dignam a falar a nossa língua.
"Cidade mulher da minha vida.", assim termina o fado.
Para mim, que nasci e vivo em Lisboa num bairro histórico, esta cidade deixou de ser da minha vida. E não porque eu queira. Porque a isso fui obrigado. Empurrado. Como muitos Lisboetas que foram empurrados para fora da sua cidade por ação e por vezes omissão dos deveres de quem tem o poder de legislar e executar.
Esta cidade, que como escrevi há tempos deixou de ser para Lisboetas, está completamente descaracterizada.
COMPLETAMENTE DESCARACTERIZADA!
Este presidente de câmara, e o anterior que puseram em marcha um programa que delapida o centro histórico de Lisboa, são os principais culpados dessa descaracterização.
Nunca se fez tão mal a Lisboa como nestes dois últimos mandatos!
Todo o comércio que fecha no centro da cidade serve para construir hotéis e alojamentos locais, desvirtuando os usos e costumes de quem cá nasceu e de quem cá mora.

Paulo «sopas» Amaral

Sem comentários:

Enviar um comentário