sexta-feira, 12 de maio de 2017

A hipocrisia do capitalismo

Fiquei estarrecido ao ver um anúncio de uma corrida com o slogan "EDP Lisboa, A Mulher e a Vida" com o custo de inscrição de 15 euros que se destinarão à compra de aparelhos para o rastreio do cancro da mama.
Nada tenho contra este tipo de iniciativas que prestam um excelente serviço público para não se esquecer que em cada ano são diagnosticados cerca de 4500 novos casos em Portugal.
Mas o que me causou espanto foi saber quem eram os principais patrocinadores do evento: Vodafone, Santander e EDP.
Não pretendo exagerar na minha análise a este tema, mas seguramente estes três patrocinadores devem ter tido, só no 1º trimestre deste ano, lucros de diversos milhões de euros CADA UM!
Mas mesmo assim, patrocinam um evento em que pedem 15 euros de inscrição a quem se predispõe a ajudar-se e a outras mulheres. Sabe-se lá com que dificuldade irão despender esse valor para uma ação de solidariedade!
E aqui entra o título que escolhi para este texto.
O capitalismo é hipócrita, além de ser predador.
O capitalismo cria pobreza para que possa obter o maior lucro possível.
Não ficaria melhor a estas três empresas predadoras que se predispusessem a elas próprias patrocinarem a aquisição dos aparelhos que tanta falta farão a unidades hospitalares para o rastreio deste mal, que tanto aflige as Mulheres Portuguesas?
Patrocinar uma corrida para um ato tão solidário é uma coisa, e subscrevo por baixo e deve-se dar o devido valor a isso.
Agora, patrocinar uma corrida e exigir tanto a quem tão pouco tem, para ficarem eles com os louros, já considero um abuso despudorado.

Paulo «sopas» Amaral

Sem comentários:

Enviar um comentário