sábado, 19 de novembro de 2016

Crise das democracias?

Tenho lido e ouvido diversos comentadores, com opiniões "assustadas" sobre o (re)nascimento de movimentos extremistas, ultra-nacionalistas, populistas, concluindo esses fazedores de opinião que a culpa é da democracia que está em crise e que o Povo quando vota, prefere o desconhecido ao que estava instalado.
Mas o que não tenho lido nem ouvido desses mesmos opinadores "assustados" é que esses movimentos nascem e por vezes chegam ao poder porque o sistema capitalista cria crises sistémicas em que após essas mesmas crises os ricos ficam mais ricos e os pobres mais pobres.
Que o sistema capitalista cria desemprego para poder depois "comprar" mão de obra barata para que os seus lucros sejam cada vez maiores.
Que o sistema capitalista prefere a financeirização da economia, onde o dinheiro cria dinheiro sem passar pelos meios de produção.
E assim temos os condimentos todos para que (re)nasçam esses movimentos, que tanto "assustam" aqueles que, paradoxalmente, estão instalados no sistema que os cria!

ACORDAI POVO, ACORDAI!

Paulo «sopas» Amaral

Sem comentários:

Enviar um comentário