terça-feira, 21 de setembro de 2010

A receita e a despesa do Estado

Segundo dados oficiais revelados ontem, a receita fiscal, IRS e IRC, baixaram 7 e 8 por cento respectivamente no primeiro semestre deste ano. Estes valores, segundo a mesma entidade, irão fazer com que a receita este ano não atinga os valores previstos no OE.
Não sendo um especialista em economia e finanças, atrevo-me a fazer uma reflexão sobre estes números.
Quanto ao IRC a quebra das receitas fiscais dever-se-ão ao elevado número de falências de pequenas e médias empresas, as maiores contribuintes para este imposto, que tem acontecido durante este ano. Estas falências, algumas fraudulentas é certo, têm sido originadas pelas políticas errónea que este governo tem levado a cabo para sustentar o tecido económico português, não defendendo com medidas de incentivo à produção, os pequenos e médios empresários que querem produzir e dar emprego em Portugal.
Este governo prefere a protecção ao capital financeiro que permite a financeirização da economia que é um estrangulamento das forças produtivas em Portugal.
Por fim, quanto à quebra das receitas do imposto sobre as pessoas singulares, ela é uma consequência das falências das pequenas e médias empresas, pois se estas fecham portas colocam no despedimento milhares de trabalhadores que por conseguinte deixam de contribuir com o imposto sobre o seu trabalho.
Se esta análise não estiver correcta, agradeço que me expliquem porque é que as receitas fiscais referentes ao IRS e IRC têm caído durante este ano.

Paulo «sopas» Amaral

Sem comentários:

Enviar um comentário